Parei em Barqueiros, uma freguesia do concelho de Mesão Frio e mais uma localidade do ‘nosso Portugal’. O time off não foi planeado, não estava na agenda, não sabia o que ia ver. Nem sabia mesmo se havia razão para parar. Mas com o Douro ao fundo, o rio Douro, e uma vista privilegiada, já não precisava de motivos. Foi parar e começar a fotografar (risos).

Virei em direção à aldeia, estacionei junto à igreja matriz, quase sempre o centro das aldeias, das localidades. Andei a pé por ali, por algumas das ruas da aldeia. Encontrei duas senhoras e perguntei ‘Barqueiros é isto tudo?’, enquanto ia apontando e olhando em volta, ‘Sim, Barqueiros é isto tudo menina, a aldeia espalha-se muito, e ainda há muito que não vê daqui. Vá de carro mais lá para baixo, temos a estação de comboios junto ao rio, é bonito, vá até lá, vai gostar!’. Muitas vezes, estas são as melhores e mais puras recomendações. Sigo-as quase sempre, e não tem corrido mal.

Desci de carro até à estação, mas em poucos minutos, talvez segundos, uma tempestade de água chegou e quase ‘estragou’ a viagem e as fotos (risos). Quase, pois mesmo assim parei e desfrutei da vista privilegiada para o Douro e para ‘quase tudo’! Sim, é que Barqueiros é uma localidade Viva e que nos faz viajar (gosto tanto, risos). A mim fez! É que além do meio terrestre e do fluvial, tem ainda uma linha férrea (que parece de brincar) a fazer-nos andar e sonhar …

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário