Quis, e fui, conhecer a rota do românico, uma rota turístico-cultural composta por mais de 50 monumentos de estilo românico. Todos na região do Tâmega e Sousa. Não, não os fui conhecer a todos, isso não (por enquanto, risos). Mas num time off de um dia, na região do Tâmega e no concelho de Amarante fiz questão de conhecer dois monumentos da rota, a – Igreja do Salvador de Lufrei – e a – Igreja de Santa Maria de Gondar -, nas localidades de Lufrei e Gondar respetivamente. Localidades vizinhas, cerca de 20 minutos de carro entre elas.

Lufrei

Estava um dia bonito, sol aberto, muita luz, e muita sinalização desde a cidade de Amarante até lá. Até Lufrei. Chego à localidade e sou informada que a igreja, inativa como espaço de culto há muitos anos, se encontraria em poucas condições para visita, devido a profundas obras de recuperação e conservação. O exterior da igreja apresentava-se arranjado e bem apresentado.

Mas eu queria era ir lá dentro, onde estariam uns frescos (pinturas morais sobretudo da Idade Média e Renascimento). “Mesmo estando em poucas condições, posso entrar, posso visitar?”, perguntei eu a uma senhora local com quem falei, que gentilmente e ainda sem ter respondido, percebi um SIM! Entrei, e como se previa, encontrei um espaço que ainda não está preparado para visitas. No entanto, foquei-me (foco!, risos) no que me levou até lá, em duas pinturas murais que ainda carregam cor e significado. Um Calvário na parede de acesso à capela-mor, e Santo André na parede norte com uma inscrição de 1608.

Gondar

Em Gondar, por sua vez, o motivo de paragem passaria mais pelo exterior da igreja, pelas arquivoltas  no portal principal, e pela sua arquitetura simples e dimensão modesta. Encontro exatamente isso, e mais, um enquadramento natural e rural, que pediu para fotografar (sempre, risos) e entrar. Lá dentro, uma igreja ampla, já modernizada, arranjada, limpa e em perfeitas condições para visitas. Hoje também já não é espaço de culto. Foi o início de uma rota, foram duas paragens, dois monumentos e um dia cheio de estilo. Estilo românico!

 

Igreja do Salvador de Lufrei 
Igreja do Salvador de Lufrei
Igreja do Salvador de Lufrei
Igreja do Salvador de Lufrei
Igreja do Salvador de Lufrei
Igreja de Santa Maria de Gondar
Igreja de Santa Maria de Gondar
Igreja de Santa Maria de Gondar
Igreja de Santa Maria de Gondar

 

Deixe um comentário