Numa viagem de cerca de 14 km entre a cidade da Régua e a vila de Mesão Frio, encontrei inesperadamente uma razão para um curto time off. Parei na localidade da Rede, freguesia de Vila Marim, depois de ler junto à estrada – Praia Fluvial -. ‘Bem, tenho que ir conhecer’, ‘Deve ser mais um cantinho especial do nosso Portugal’ …

Junto à estrada havia rio, o majestoso rio Douro, que me vinha a acompanhar desde a Régua, portanto expectativas elevadas para a paragem. Chego e estaciono junto à estação ferroviária da Rede. Saí do carro, circulei pela estação e fotografei (risos). Gosto de estações históricas, e gosto principalmente destas, das que ainda permanecem vivas e bem vivas! Depois caminhei cerca de 10 minutos até ao rio, até à praia fluvial. Não encontrei muita Vida (humana, era um pescador ao longe), mas também não era expectável, fui em fevereiro. Mesmo com tantas alterações climáticas (risos), por enquanto, as praias fluviais ainda são espaços de lazer para os meses quentes, época balnear.

O espaço, grande e com uma excelente exposição dispõe de uma casa de apoio e acessos para colocar embarcações na água. Não vi, nem percebi que houvesse qualquer possibilidade ou condições de acesso à água sem ser através de uma embarcação. Vi antes um jardim selvagem numa cor única e florescente entre o rio e o parque, que depois e já em direcção a Mesão Frio consegui ao longe identificar. Voltarei a estar presente? Sim, mas num mês bem mais quente!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário