Em plena cidade de Amarante, resolvi dispensar um time off em dois dos seus espaços de culto, a Igreja de São Pedro e a Igreja de São Domingos. E que boa decisão tomei! Também sabia, estava bem informada, eram visitas a não perder. O dia estava a meu favor. Muita luz, muito sol e muita vontade de ver, de conhecer, e de fotografar (risos).

Igreja de São Pedro

Iniciei pela Igreja de São Pedro, um monumento que foi alvo de obras de restauro e conservação recentemente, e isso já se percebia pelo exterior, ainda antes de entrar. Entro, e entro numa outra dimensão (risos). Que luz, que cores! O branco intenso mate e o água marinha a encher um teto trabalhado e também parte das paredes laterais fizeram-me viajar, mesmo estando parada (risos). E ainda não tinha entrado na sacristia. Sim, é que aquela sacristia não é o ‘simples anexo’ à igreja para guardar os paramentos dos sacerdotes. Do ponto de vista artístico, é o espaço mais importante e valioso daquele monumento, tem um teto revestido em talha de madeira, em cor natural, que no género, dizem, (e eu acredito, risos) ser um dos melhores do país!

Igreja de São Domingos

Depois, e numa caminhada de cinco minutos chego à Igreja de São Domingos, também conhecida pela Igreja Senhor dos Aflitos. Uma outra igreja! Com uma arquitetura quase circular (no interior) e de dimensão muito reduzida não deixa de ser gigante na sua riqueza e força. Revestida a talha dourada ‘forçou-me’ a sentar e ficar. Mas mesmo ao lado, e ainda no mesmo espaço, havia mais para ver. O Museu de Arte Sacra! Composto por dois pisos, apresenta uma peça extremamente rara, a Senhora da Ponte (um cruzeiro biface), que ‘sobreviveu’ ao desmoronamento da mesma.

Muito  querida pelos locais, está exposta bem próximo, e à vista de todos, uma réplica, junto do local onde teria sido encontrada. Réplica, ou original, gostei de ver! E gostei de visitar mais dois espaços de culto do ‘nosso Portugal’…

Igreja de São Pedro, sacristia
Igreja de São Pedro
Igreja de São Pedro
Igreja de São Pedro
Igreja de São Pedro, sacristia

 

Igreja de São Pedro
Igreja de São Domingos
Igreja de São Domingos
Igreja de São Domingos
Museu de Arte Sacra

 

 

Deixe um comentário