Fiz um curto e muito alegre time off na cidade de Íhavo. Fui até à Fábrica de Porcelana, ao Museu Vista Alegre e tive uma alegre visita aquela que foi a primeira fábrica de porcelana portuguesa e à mais antiga em atividade na Península Ibérica, a – Vista Alegre -.

Chego e dou conta que não chego a uma fábrica, a um museu ou a um edifício. A Vista Alegre é todo um lugar que reúne a fábrica, o museu, vários outros edifícios (casas de apoio, armazéns), um bairro operário com várias tipologias de moradias e outros edifícios, como o teatro, o espaço do refeitório ou a creche. Espaços, que mesmo inativos, mantém-se de pé, continuam vivos para quem os quer visitar. Não é chegar a um espaço, é chegar a uma localidade alinhada, colorida e rica!

Estacionei o carro no centro do parque (gigante, térreo e com um bonito arvoredo). Mesmo em frente uma capela, inicialmente designada Capela Vista Alegre, e também a ‘responsável’ pelo nome da fábrica e da porcelana! Depois dirigi-me à fábrica para visitar o espaço museu. Gosto muuuuuito de artes, gosto de decoração, e gosto do que é alegre (risos), portanto expectativas elevadas! Lá dentro a história da fábrica, a evolução estética da produção de porcelana e muuuuita porcelana exposta. Toda uma viagem a quase 200 anos de história contada ao longo de várias salas muito bem iluminadas e apresentadas. Um total de cerca de 30.000 peças, cada uma mais bonita que outra (risos).

Também visitei a escola de pintura cerâmica. Lá observei os artistas em tempo real, acompanhei as peças a ganhar cor, a ganhar Vida. Fiquei alegre com toda esta partilha e com este time off numa marca alegre e ainda bem Viva do ‘nosso Portugal’!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário