Fui até à capital da maçã, fui até à vila de Armamar. Um time off de um dia para explorar o município. Não tinha o plano turístico mais detalhado do mundo, até porque para isso há sempre o posto de turismo, e se existe é para alguma coisa (risos). Paro quase sempre por lá!

Da minha pesquisa, saberia que tinha que parar na igreja matriz de Armamar, a Igreja de São Miguel. Localizada bem no centro da vila dá de forma clara as boas vindas a quem chega. Além de ser o monumento mais distintivo e popular, é também o único no município classificado como Monumento Nacional. Parei, entrei e fotografei (sempre, risos). É uma igreja de estilo românico gótico pouco comum e em excelente estado de conservação.

Bem próximo, mesmo ao lado, um miradouro, que também estava na minha pesquisa. O miradouro da Misarela. Em plena vila, e quase a passar despercebido para quem passa, é, e foi paragem obrigatória. De lá, vi o vale do Douro, a serra do Marão e uma paisagem natural única, com vida. Sim, umas povoações onde a onde coloriam o cenário. Gostei. Gosto destas paisagens. Andei a pé pelo centro, e à saída, a despedir-me, e sem querer, sem estar na pesquisa, ainda parei num outro ‘miradouro’. A capela de Santa Bárbara, já afastada do centro. De arquitetura simples e de pequena dimensão, apresenta-se todo um espaço acolhedor e bem natural para visitar. Foi bom despedir-me assim …

 

Capela de Santa Bárbara
Miradouro de Santa Bárbara
Capela e Miradouro de Santa Bárbara
Capela de Santa Bárbara
Igreja de São Miguel
Igreja de São Miguel
Igreja de São Miguel
Miradouro da Misarela 
Miradouro da Misarela

 

Deixe um comentário