A passear no concelho de Carrazeda de Ansiães, decidi fazer um time off no Centro Interpretativo do Vale do Tua (CIVT), um espaço de cultura, partilha e promoção do Tua aberto ao público muito recentemente. Fiz questão de não me demorar (risos). Fui até lá!

Da vila de Carrazeda até ao CIVT foi um percurso de talvez uns 18 km, tudo em estrada curvilínea e bem acentuada. No entanto, faz-se, fez-se muito bem. A paisagem, é motivo de paragem várias vezes. É a natureza no seu estado mais puro, e são vinhas e olivais, de um lado e do outro. Sempre! E o trânsito? Não me cruzei com mais de dois carros.

Cheguei à estação ferroviária de Foz Tua, linha ferroviária do Douro, e encontro um espaço, um mega armazém reconvertido e pronto a acolher quem chega. Curiosos e turistas como eu. Esperam-se muitos! Um filme detalhado apresentou as principais características e tradições da região. O inicio da visita. Um enquadramento perfeito para se iniciar a ‘viagem’ pelo Vale do Tua. Entrei no espaço e percebi, senti, era o Vale do Tua em toda a sua dimensão, natural e humana (antes da barragem). Uma viagem, uma história com milhares de anos. Está exposta a história do povoamento, da fauna, da vida que se fazia, e talvez ainda se faça pelo Tua.

Também entrei no comboio e viajei (no engenho) na antiga ‘Linha do Tua’, numa ‘espécie de simulação’ divertida à disposição do visitante. A visita finalizou com o conhecimento da obra, as obras – linha férrea e barragem -. Foi uma viagem no tempo e na história do Vale do Tua, e essa, essa continua e continuará Viva!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário