Gosto de praias, mas gosto mesmo! Gosto principalmente daquela associação ao ‘não fazer nenhum’ (risos) e à ‘boa vida’ que a palavra praia traz consigo. E estar a passar uns dias na ilha de Santa Catarina sem conhecer algumas das suas praias, as mais populares, era como ir a um aniversário e não ver o aniversariante. Então, lá fui até à praia da Joaquina! Distanciada da cidade de Florianópolis cerca de 15 km, é conhecida sobretudo pelo surf. Sim, ali já se realizaram vários campeonatos mundiais da atividade desportiva. Mas por ali também há uma modalidade de surf mais criativa, o surf sobre as dunas, ou sandboard para os mais entendidos. Como também gosto de aventura, e gosto muito, estaria no local certo para um time off emocionante.

Chego à praia da Joaquina, e deparo-me com uma praia com uma larga extensão de areal, com um comprimento a perder de vista, alguma ondulação e um sentimento de proximidade com Portugal. Sim, aquela praia já estava à altura das nossas. Fui para explorar, para fotografar, portanto dirigi-me
para um conjunto de rochas volumosas de granito e basalto, onde estavam e circulavam várias pessoas. Umas desfrutavam da vista, outras fotografavam, outras procuravam pelas oficinas líticas (bacias de polimento e afiadores deixadas por povos indígenas que habitaram a região), e outras ainda faziam isso tudo. EU, eu fui uma dessas pessoas (risos).

A aventura

E consegui mais! Não fui fazer surf para o mar, optei pelo lado mais criativo (e seguro, risos), fui para as dunas, surf na areia. Cheguei, e percebi que poderia não ser assim tão mais seguro. O declive das dunas era muito mais acentuado do que pensava, do que parecia. ‘Acha que é boa ideia ir de pé?’ perguntei eu a um dos auxiliares da atividade. ‘É que isto aqui de cima é um pouco assustador!’, reforço. ‘Se não faz surf, se não é boa com equilíbrio, é melhor ir sentada.’ respondeu o senhor. Nem hesitei um bocadinho. Não pratico surf, e o equilíbrio, seja a que nível for, também não é a minha praia (risos). Sentada, lá fui eu, mais devagar, mais depressa, duna abaixo, duna acima, numa grande animação. E isto da emoção, da aventura, pode ser muito com tão pouco …

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário