Hoje não vos vou falar dos meus habituais time (s) off. Vou partilhar convosco um texto escrito pelo Dr. João Quintela Cavaleiro, amigo e a quem trato por João há largos anos. Fala da apresentação do meu livro Time Off na Feira do Livro do Douro. Foi meu convidado de honra. E que convidado! Bem, também foi por isso mesmo que o convidei (risos). Além do texto, partilho fotos da noite. Um time off ‘difícil’, mas muito gratificante!

Time Off

Se tivermos coragem para mudar de Vida, o “negócio” acabará por dar certo!

Quero falar-vos de uma história de coragem e de mudança de paradigma de negócio.
Tive o prazer de apresentar o livro da Ana Maria Pinto juntamente com a Vereadora, Dra. Maria José Lacerda. Fi-lo numa linda Biblioteca, o que para um comprador compulsivo de livros foi, aliás, estar como peixe na água.
O livro e o que lhe serviu de mote interessa-me verdadeiramente. Fala de uma história de mudança, de alguém que preferiu contrariar os cânones de percursos instituídos, repetindo veredas já trilhadas e preferiu seguir por outros caminhos, chegando igualmente bem a casa.
A autora decidiu desvincular-se por sua vontade de uma carreira promissora num dos maiores bancos portugueses em Lisboa e partiu para se encontrar. Aluna exemplar, matemática, racional por formação, estabelecida em Lisboa (onde tudo acontece), juntamente com a sua irmã gémea, na sede de uma estável organização, decide largar tudo e partir. Foi para Londres, não para trabalhar, mas para aprender. E depois? Depois fez um Time Off, quase um ano para passear e ser feliz. E assim chegamos ao tema do livro.
A autora, contrariou um contexto arreigado por laços de sangue, disse não à estabilidade, fez um time off, lançou um Blog e publicou um livro. Publicou o livro onde? Em Londres ? Em Bali? Em Lisboa ? Não, directamente da Cumieira, uma pequena freguesia bem no coração do Douro.
Percebe-se porque é uma história que interessa. Simplesmente porque fala de coragem, de sentir e pressentir que o caminho de felicidade é por ali. Relembra-me uma Colega que conheci na Harvard Law School, Doutorada em Medicina, que já dentro dos 50 anos, directora de uma das melhores Faculdades de Medicina nos EUA, se desvinculou e decidiu empreender de forma completamente diferente de tudo o que tinha feito até ali. Um exemplo, numa área e funções tão ambicionada para tantos. Certamente incompreensível para alguns …
Ora, a Ana Maria Pinto apenas se antecipa a este exemplo entre muitos outros e procurou desde cedo esse caminho de felicidade, de passagem. Para alguém como eu, um Advogado apaixonado pelo que faz, reconheço que a vida pouco valerá se passarmos grande parte do seu tempo a fazer o que não se gosta.
Para além de coragem, a autora comprova o que as mais recentes tendências de gestão têm evidenciado: uma mudança de paradigma do ponto de vista negocial. Flexibilidade máxima, nos custos, nos recursos humanos, conscientes que o local onde prestamos o trabalho perde relevância. Já pensaram há 10 anos atrás se seria possível terem uma das maiores empresas de transportes de pessoas no mundo sem ter um único carro de sua propriedade ? Recordem-se da Uber ! E o Airbnb – um dos maiores serviços online de hospedagem – que porventura não tem um único quarto ou casa de sua propriedade-. Impossível há uns anos, uma realidade nos dias de hoje.
A actividade negocial e a noção de trabalho transformou-se. Existem duas formas de encarar o problema: ou se acompanha ou se desaparece. O que foi necessário para a Ana Maria Pinto conseguir? A receita de sempre i. Coragem, ii. Vontade de mudar de paradigma, iii. Internet e iv. criatividade.
Ora, ter este livro na mesinha de cabeceira vale a pena por muitas e boas razões.
Primeiro pelo exemplo de vida. Certamente cada um de Vós tem na família, nos Vossos filhos, sobrinhos, irmãos, pessoas com ideias diferentes, que não se encaixam nas soluções clássicas que existem (mesmo quando parecem as ideais). Muitas vezes, aqueles que mais gostamos, mesmo depois de todo o investimento que fizeram na sua formação, com Licenciaturas, Pós-Graduações, Mestrados, enfim, percebem como a Ana, que o caminho não era por ali e que descobrem que passará por caminhar pelo mundo e partilhar com todos as suas experiências. Quando os Vossos trouxerem essas ideias, tentem lembrar-se do exemplo da Ana Maria Pinto e perceber que o mais importante será que sejam felizes.
Outra das razões porque se deve ter este livro é pelas histórias de locais inspiradores, alguns exotéricos e outros aqui ao nosso lado. Locais maravilhosos, baratos muitos deles, naturais. Ora exemplos exóticos no mundo, ora com registos verdadeiramente etnográficos do País maravilhoso que temos. Um registo do Portugal do século XXI, de histórias enraizadas do passado e com olhos nas linhas do horizonte do futuro.
Para que se perceba a dimensão desta viagem, o blog http://www.timeoff.pt/ tem uma média de 25.000 visitas mensais, entre 3000 a 5000 visitas por post. Todos os meses, há um estádio de futebol completo a ler o que a Ana Maria Pinto tem para nos dizer. Percebam agora a importância destes números para algumas marcas e empresas. São tremendos e não mentem.
Uma leitura leve, descontraída, moderna, de pessoas para pessoas. Viagens, aventuras, experiências. Espero que gostem tanto como eu.

Não é um livro: é um exemplo de coragem !”

 

 

 

 

 

Deixe um comentário