Os santos são a maior festa de Lisboa. Dia 13 de junho é o feriado do município, dia de Santo António. E ele, Santo António é muitas vezes considerado o padroeiro da capital, por tão acarinhado e popular ser. Mas não é! É São Vicente. A verdadeira festa de Santo António celebra-se na noite do dia 12 de junho, mas foi durante o dia, e com tudo pronto e a ‘fervilhar’ para a festa que fui até lá. Num curto time off de uma tarde. Visitei e andei por Alfama, o bairro mais típico da cidade e o mais procurado durante os santos populares, muitas vezes só designados ‘santos’.

Cheguei a Alfama e senti que a festa dos santos já teria começado. Sim, o ‘aquecimento’ vai-se fazendo nas noites anteriores, principalmente durante o fim de semana. Os assadores estavam usados de fresco. As várias bancadas improvisadas para servir comida e bebida tinham também sinais claros de uso. Mas a verdadeira festa, a verdadeira noite ainda estava para vir. Poucas horas, e aquelas ruas, ruelas, becos e travessas carregadas de grinaldas, fitas, luzes, manjericos e outros adereços coloridos, muito coloridosssss, estariam a ‘rebentar’ pelas costuras com milhares de pessoas a movimentarem-se de um lado para o outro. E claro, tudo, na companhia do cheiro a sardinha assada que invade o bairro, e ‘perfuma’ quem por lá passa. Sempre na companhia de música popular.

Gosto dos santos. O bairrismo, o lado mais autêntico e genuíno que as festas populares têm por trás. É Portugal! Também gostei de sentir a festa antes de começar. Tudo pronto! Alegria e Vida. Agora, era, é voltar mais tarde, para as marchas e para os bailaricos. Para a verdadeira festa!!!

Deixe um comentário