Já conhecia o Palácio Nacional de Queluz, mas quis visita-lo em time off. Visitar e fotografar. Localizado no concelho de Sintra, e na cidade com o mesmo nome, Queluz. Demorei cerca de 15 minutos de carro desde a capital. Fui até lá, conhecer mais um Monumento Nacional do ‘nosso Portugal’. Também uma referência na arquitetura e no paisagismo portugueses. Foi há alguns séculos atrás, mas de facto havia gosto, muito gosto nas cortes (risos)!

Entrei na residência real, e em grande! Comecei a visita pela principal sala de aparato, a sala do trono. Depois foi continuar a circular. Várias salas e um acervo singular, que me fez parar várias vezes. Foram as cores, os tecidos, as peças de louça, o mobiliário, a tapeçaria. Tudo. Visitei a capela, fotografei o corredor dos azulejos, e ainda subi à biblioteca de arte equestre. Que espaço, que palácio! Vários estilos combinados. Arte. Luz. E lá de dentro, de algumas das salas, uma visão privilegiada para os jardins, uma chamada para o exterior.

Depois, foi sair e explorar os jardins. A minha ‘praia’ (risos). Jardins formais, gigantes, diversificados e ricos! Vi lagos, vi fontes, vi hortas. E também me ‘perdi’. Os jardins estão arborizados numa espécie de labirintos, que nunca se sabe muito bem onde vão dar. Eu não soube. E sem querer cheguei ao jardim botânico, um espaço ‘irreal’, arranjado e pensado ao detalhe. Perfeito. Lá dentro uma coleção de plantas intocáveis e saudáveis, originárias de vários cantos do mundo. E foi assim que me despedi, com uma visão feliz para o ‘mundo’ …

 

 

Deixe um comentário