Em time off no concelho de Baião fui até uma das suas freguesias, Valadares. Lá localiza-se um dos mais importantes monumentos do concelho, e talvez dos menos conhecidos. Fui o conhecer! A Igreja de São Tiago de Valadares é monumento de interesse público e integra a conhecida rota do românico.

Conhecer a história também é encontrarmos-nos com a – natureza -. E foi por aí que comecei. Da vila de Baião até Valadares demorei cerca de 30 minutos. Uma viagem descontraída, simples e em harmonia com o que via. Serra, campo, e umas povoações, onde a onde.

Chego, e vou até à igreja. Faço a visita completa! Entro, fotografo e questiono. ‘Mas porque é esta igreja tão importante?’, ‘E aquelas pinturas murais no altar?’, … Gosto de interagir com os locais,  gosto de saber (risos). No entanto, tinha conhecimento que a igreja era de antiquíssima fundação e que ali estariam umas das pinturas murais mais originais da historiografia da arte. E portanto, as repostas ao que eu própria estava a questionar.

Cá fora, junto à igreja, vi que por ali passava, passou o Caminho de Santiago (um mural gigante no exterior a retratar a lenda). Já no carro e à saída, a 500 metros da igreja, uma curiosidade da freguesia. Tive que parar! O Curro de Valadares. Uma grande praça, mais ou menos circular, mais ou menos cercada,  e um mural a homenagear, a fazer não esquecer tradições seculares de um povo que via o touro como animal sagrado. Já não há os rituais, mas fica a história, e essa está lá para todos verem …

 

Deixe um comentário