Fiz um time off na localidade de Rates, uma freguesia pertencente ao concelho da Póvoa de Varzim. Fui lá para visitar a Igreja de São Pedro de Rates, também conhecida como a Igreja Românica de Rates. Provavelmente um dos monumentos mais visitados na região, e também um dos mais significativos e distintos em Portugal, no âmbito do românico.

Da cidade até lá foram cerca de 30 minutos. Fui devagar, sem pressa. Desfrutei da paisagem, uma mistura de planície fértil com alguma elevação xistosa. Cheguei facilmente à antiga Vila de Rates. Havia sinalização, e havia vontade de ver, de visitar (risos).

Cheguei e cruzei-me com vários peregrinos. Seguiam a Caminho de Santiago. E, de forma resumida, conta a lenda que foi ele mesmo, o apóstolo Santiago que converteu o judeu São Pedro no primeiro bispo de Braga. Um bispo mártir que morreu, em e na, ‘luta’ pelo cristianismo, no lugar de Rates onde já havia uma população de Cristãos e Igreja.

A igreja apresenta uma arquitetura relevante tanto ao nível do estilo como da dimensão. Há detalhes, há arte e há significado em toda a estrutura, tanto no exterior como interior. Fotografei-a por fora e por dentro. Que monumento! Que templo! Finalizei a visita com a ida até ao núcleo museológico. Lá está um pouco da história da igreja e do mosteiro, e também de algumas das suas peças. História de séculos. São espaços ricos, de partilha, de história, que dificilmente deixo ‘escapar’ …

Deixe um comentário