Na vila de Arcos de Valdevez decidi fazer um time off numa das suas freguesias mais próximas. Fui até Giela, onde se encontra o Monumento Nacional Paço de Giela. Foram menos de 10 minutos de carro da vila até lá, até um ponto bem alto e privilegiado da localidade. Sabiam escolher (risos).

Chego e percebo que estou perante um verdadeiro monumento, um distinto exemplar de residência senhorial acastelada da Idade Média e Moderna. Viviam bem e à grande (os que viviam). Também percebi claramente que teriam sido feitas obras recentes de reabilitação. Recentes, há poucos anos. ‘Cheirava’ a novo, a limpo. O espaço estava muito arranjado.

Não há informação clara sobre a sua construção. Algumas fontes afirmam que anteriormente o mesmo espaço teria sido ocupado por uma castelo-refúgio. Do qual ainda resta um troço na muralha, e até a sua ligação à torre senhorial, o ponto mais alto e distintivo da estrutura. Não sei, confesso (risos). Circulei nos espaços interiores, amplos e diretos para o exterior (sem teto, sem janelas). Depois entrei e parei na torre, transformada num acolhedor e completo espaço interpretativo e expositivo. E finalizei com a subida ao topo da torre de menagem, um miradouro único que desfrutei e fotografei. Eram as ‘Terras de Valdevez’, e dizem, onde Portugal se fez!

 

 

Deixe um comentário