Caminhada Noturna

Caminhar é o que está a dar (risos). Portanto, são inúmeros e diversos os eventos relacionados com o tema. Organizadas para grupos pequenos e para multidões, as caminhadas fazem já parte do time off de muita gente. Mas caminhar à noite, – caminhada noturna -, isso ainda não era o meu campeonato. No entanto, lá fui eu, na aventura. E na loucura! Há sempre uma primeira vez …

A caminhada, organizada pelo município de Santa Marta de Penaguião, envolvia Douro e Marão. Terras, paisagens que gosto tanto. Mas também envolvia e exigia pernas (e cabeça!). Era ir, e voltar. Uma caminhada superior a 16 km, e muuuuuuito acentuada. Sim, a subida à Senhora do Marão, a romaria mais alta de Portugal. Onde seria também o ponto alto da caminhada, o nascer do SOL …

Aventura

Fui entusiasmada, sentía-me a ‘jogar’ em casa. No ponto de partida, na vila de Fontes, muita gente reunida, talvez mais de 1000 pessoas. Tivemos direito a jantar de pote, como ‘manda’ a tradição. O melhor energético para o que viria umas horas a seguir. Antes, para ajudar na digestão e fazer o aquecimento, música popular portuguesa animou os caminhantes. Depois, saímos todos juntos, noite escura serra a cima. Iluminação mínima, força máxima. Não sabia bem onde estava a por os pés, não via o destino, e a metade do percurso a força começou a ser mínima. Devagar, a conversar, a parar aqui e acolá, lá cheguei. Chegamos! Deviam ser umas 3:30 da manhã.

Loucura

O ‘pior’, o maior teste de resistência veio a seguir. O SOL, e como era de prever, não nasceu quando chegamos, mas sim na hora dele, às 6:00 da manhã. Havia que esperar (e desesperar, risos). Por isso, todas aquelas pessoas, várias centenas, foram lentamente acomodando-se por entre os vários rochedos da serra. Muitas delas tinham sacos cama, cobertores, mantas, agasalhos em cima de agasalhos. Estavam preparadas, sabiam o que as esperava. Uma noite friaaaaaa (como são todas as na serra). ‘A caminhada é uma aventura! Ficar aqui, em plena serra, noite escura, com este frio, à espera do nascer do sol, é a verdadeira loucura’ pensei e comentei com quem me acompanhava.

De facto, a loucura compensou. Um nascer do sol lindo, único. Fotos, filmes que não precisam de qualquer edição. A natureza lentamente a aparecer, aquilo que poucos minutos antes era um preto opaco, ganhou cor e Vida. Cores mágicas entre montes, vinhas, serra e um sol d’OURO à mistura …

 

 

Deixe um comentário