Saí da cidade de Bragança. Fui até às aldeias e freguesias de Outeiro e Castro de Avelãs. Respetivamente a cerca de 25 km e 6 km de distância, mas em sentidos opostos. Foi um time off planeado para ser fora do brigantino mundo urbano e do Parque Natural de Montesinho.

Iniciei por Outeiro, onde ainda há, mesmo que poucos, vestígios de um castelo. Uma fortificação classificada como Imóvel de Interesse Público, que terá tido um papel importante na história de Portugal. Funcionou como vigia da fronteira de Trás-os-Montes, ali bem perto, com o reino de Leão. Hoje, resta parte de uma muralha, fácil de identificar, junto de um também monumento. A Basílica de Santo Cristo do Outeiro. Não sei se um espaço mais imponente por fora, se por dentro. É Monumento Nacional.

Depois, segui para Castro de Avelãs, para outro Monumento Nacional. Fui ver a Igreja Paroquial da aldeia. Um pequeno templo bastante popular e visitado, pela sua singular arquitetura. Pelo reaproveitamento de parte (a cabeceira) do antigo e monumental mosteiro construído ali, há séculos e séculos. Dizem que é um dos melhores exemplos em Portugal do seu tipo. Isso não sei se é (risos). Mas estive lá, vi e fotografei aquela magnifica e gigante cabeceira. Uma obra de arte!

Duas paragens, dois Monumentos Nacionais e um time off bem português. Como gosto!

 

 

Deixe um comentário