Fui até Tomar, quis conhecer o Convento de Cristo. Um time off cultural e turístico num conjunto de edificações históricas classificadas como Monumento Nacional e Património da Humanidade. Sim, o convento como é geralmente designado são diversos edifícios que foram sendo construídos ao longo de centenas de anos. Todos eles de significativa relevância patrimonial, e entre eles, o castelo, a charola (espaço museológico e religioso em formato de rotunda e raro na Europa), os claustros, a igreja e o convento. Fui até lá!

Um dia de sol maravilhoso e muita vontade de ver e fotografar (risos). Chego e sem me aperceber bem, estou já a entrar e explorar o castelo. A cintura de muralhas, a torre de menagem e um espaço ajardinado onde se viam também ruínas. E havia também muitos turistas e exploradores como eu. Fila para entrar! Esperei pela minha vez (como faço sempre, risos) e fui até ao interior. Parei e desfrutei de cada um dos claustros, seis. Muito diferentes, cada um com o seu estilo, com a sua função (à época), com a sua arte. Espaços que gosto, sempre!

Circulei pelos espaços mais interiores, os corredores do dormitório, os quartos, a igreja, o refeitório. Tudo gigante, à grande! E foi imaginar tudo aquilo com a verdadeira Vida, em atividade, no dia-a-dia. Encantaram-me os azulejos, a quantidade e diversidade de azuis e amarelos, que preenchem todos aqueles corredores. Antigos, marcados pelos anos, dão cor e luz ao convento. Os pavimentos, maioritariamente em pedra e em mosaico ampliavam e refrescavam ainda mais as áreas, já por si ‘frias’, ‘vazias’. São vários estilos arquitectónicos distribuídos por vários edifícios relacionados entre si e reunidos num todo como Monumento, o Convento de Cristo. É ir até lá e visitar!

 

 

 

 

Deixe um comentário