Gosto de visitar o que é típico. Gosto de conhecer os costumes, as atividades laborais. Gosto da Vida e da envolvente do campo. Do lado mais rural e verdadeiro desse mundo. Que foi, e (ainda) é também um pouco o meu. No concelho de Mafra, na freguesia de Sobreiro fiz um time off na Aldeia típica de José Franco. Expectativas elevadas! Ía visitar uma aldeia museu em miniatura.

Todo aquele espaço nasceu de um sonho do artista (escultor e oleiro) José Franco, que queria ver reproduzido por si, e junto da sua própria casa, os usos e costumes da região. Hoje, já não está vivo, mas a obra mantém-se. Fui até lá!

Chego e percebo que os objetos são reais, que a reprodução está pensada e feita ao detalhe. Cores fortes, casinhas com os vários ofícios e todo um enquadramento mágico que nos remete à infância. Sim, ali o mundo é de brincar. É o moinho de vento a trabalhar, as casinhas do moleiro, do sapateiro, do barbeiro-dentista, a escola e o recreio, a casa do lavrador, a cozinha saloia, a adega, …, e a capela sob invocação de Santo António. São inúmeros as razões para parar e fotografar. Em cada um desses mini espaços havia também um número ilimitado de utensílios relacionados com os respetivos ofícios. Uma viagem de sonho ao lado mais tradicional e rural de uma aldeia típica de Mafra.

Deixe um comentário