Na vila de Sintra os time(s) off Palácios continuam! Fui visitar o Palácio de Monserrate, classificado como Imóvel de Interesse Público e Monumento Nacional foi uma paragem cultural das mais interessantes que alguma vez fiz. Também não estava assim tão informada sobre o que ía ver. Confesso! Sabia que seria um parque gigante e um monumento bem eclético posicionado de forma estratégica e privilegiada. É isso, e muito mais.
Comecei com a visita ao parque. Caminhei várias centenas de metros, segui as indicações. Quis ver todos os jardins. O jardim do México, o jardim do Japão, o vale dos Fetos, os lagos Ornamentais, o Roseiral, … São algumas dezenas de hectares com uma diversidade botânica impressionante. Andar por lá, é estar noutro ‘mundo’ (risos). Um mundo lindo, romântico, e VERDE!
Depois foi visitar o Palácio. Posicionado num ponto superior do parque não sei se é mais bonito por fora ou por dentro. Apresenta uma mistura clara de elementos góticos, indianos e árabes. No interior, uma fonte, colunas de mármore, arcos, uma galeria trabalhada ao detalhe e a atravessar o palácio de uma ponta à outra – extraordinariamente bonita -. Entre as várias salas, a Biblioteca com uma porta trabalhada em alto-relevo. Impossível não fotografar.
Encantador este ‘nosso Portugal’. Valeu Monserrate!