Visitei a cidade de Pinhel, distrito da Guarda. Um time off curto e leve durante uma tarde de verão. Viajei até ao centro histórico, pois era lá que queria andar, passear e fotografar. Foco (risos)!

Mesmo antes de estacionar, e a apenas poucos metros de o fazer, já via ao longe os monumentos que procurava, os principais, e talvez as mais fortes atrações turísticas da cidade. Dominam e destacam-se claramente dos outros edifícios. O castelo e a torre do relógio erguiam-se elegantemente para o céu e ajudaram-me facilmente a localizar o destino. Entrei na cidadela, caminhei pelas ruelas que nos levam até às duas torres. Sim, o castelo de Pinhel, Monumento Nacional, integra duas torres quadrangulares, próximas uma da outra. Fui até lá. Construído nos séc. XIII/ XIV tem sofrido alterações na sua configuração, tal como a primeira linha de muralha, desmantelada e substituída pela cerca urbana que definiu o meu perímetro de ‘exploração’.

Lá em cima uma vista fantástica! Um misto de cidade com campo, e muito veeeeeerde. Não fosse a sua designação, Pinhel, justificada pela grande quantidade de pinheiros existentes na zona. Depois, já a descer, e a despedir-me, caminhei por outras ruas, e fiz questão de passar próximo da torre do relógio. Monumento construído sobre uma torre medieval, domina e ‘controla’ os ares de Pinhel.

 

Deixe um comentário