No concelho de Montalegre passei por Vilarinho de Negrões, uma das aldeias mais bonitas da região. A sua situação geográfica é singular. É feliz! Está assente numa estreita e bela península, rodeada por um infinito azul da barragem do Alto do Rabagão (popularmente conhecida pela barragem dos Pisões). E foi isso que me fez ir lá em time off. A sua beleza.  Portanto, expectativas elevadas!

O dia não estava famoso. Verão com trovão! Chuva e céu carregado. Mas Vilarinho de Negrões estava lá. Vi-o antes de estacionar. Apresentava-se como nas fotos. Uma pequena, grande maravilha. No entanto ali era real. Uma aldeia isolada, 100% rural abraçada pela mãe natureza. Ainda há vida. Cruzei-me com locais que resistiram à mudança, aos novos tempos, à barragem e à consequente subida das águas. E foram eles que me conduziram nas ruas de  Vilarinho de Negrões. Cortes de gado porta sim, porta sim. Alguns canastros, algumas fontes e tanques, mas também sinais vivos e claros dos tempos. Abandono! Sim, quem entra, quem circula a pé na aldeia também vai ver um passado deixado lá atrás. Sem continuidade. Menos bonito, mais triste,…

Despedi-me a pensar,’Não sei se Vilarinho de Negrões é das aldeias mais bonitas da região, talvez seja. Eu vi uma das aldeias mais bonitas de Portugal (do meu Portugal) à entrada e à saída’. A sua beleza é o todo! É a aldeia na península. Foi assim que eu a vi e ‘li’…

 

Deixe um comentário