Fui até ao concelho de Ribeira de Pena para conhecer Agunchos. Um time off numa aldeia bem rural e típica do ‘nosso Portugal’ que ainda mantém e partilha muito do que foi há décadas a sua essência. A sua Vida! Sabia, estava preparada para viajar no tempo. Ao passado. Eram essas as expectativas. E talvez, também tenha sido por isso que fui até lá. Gosto de viver outros tempos (risos)!

Uma tarde de outono com muito de verão. Da vila até lá foram cerca de 20 minutos de carro. Sem pressas, devagar, e a desfrutar de um enquadramento bem natural. Não estivesse em plena encosta do rio Tâmega, entre as serras do Barroso e do Marão.

Chego e não percebo bem onde é o centro da aldeia. Vejo todo um aglomerado de casas graníticas distribuído por ruas e ruelas também elas em granito. Circulo a pé a reparar nos detalhes. Uma arquitetura ancestral. Arcos, pilares e pátios exteriores. Espigueiros, eiras, e o silêncio a acompanhar. No entanto, também há uma povoação mesmo que pequena, ativa. Várias alfaias e outros equipamentos agrícolas com sinais de uso. Marcas frescas de gado a passar nas ruas. Algumas habitações arranjadas e transformadas para bem receber – turismo rural -. Aqueles candeeiros de rua! Lindos. Imaginá-los acesos, (luz amarela) numa noite escura de inverno … Melhor que imaginar, será voltar. Até breve Agunchos!

 

Deixe um comentário