Fui até Matosinhos, mais concretamente, à freguesia de Leça da Palmeira. Um time off destinado a caminhar na praia e na marginal. Sim, foi mesmo por ali que andei (sem destino, risos) numa tarde maravilhosa de outono. E andei tão bem!!!

Comecei por caminhar na praia, no areal, junto ao mar. Onde a onde, ainda alguns banhistas. Outono quente. Uma caminhada pouco linear, interrompida várias vezes para contornar muitos dos rochedos que preenchem a praia, e contrastam com o azul infinito do mar, e do céu. Mais ou menos a meio, a melhor das interrupções! Um monumento e uma das obras icónicas do arquiteto Álvaro Siza Vieira, a – Piscina das Marés -. Um conjunto de piscinas de água salgada classificado como Monumento Nacional. Que luxo, que privilégio,…, que ‘mimo’ poder usufruir do mar, do melhor do MAR, dentro de uma piscina.

Poucos metros acima, a marginal, onde caminhei de uma ponta à outra. Uma caminhada sem pressa. De um lado, o molhe norte do Porto de Leixões, do outro, o Farol da Boa Nova. E eu, meio perdida, mas feliz e contente, a meio, a desfrutar de um final de tarde que estava a acabar. Um quadro perfeito, sem necessidade de filtros e ajustes. Cores irreais. Parei, fotografei e agradeci. Há passeios assim. Obrigatórios!

Deixe um comentário