Localizado na freguesia Lisboeta da Estrela, o miradouro jardim das necessidades é um cantinho bem discreto e escondido da capital. Um miradouro estrela! Desconhecido de muitos, é um espaço para parar, desfrutar e fotografar. Muitas vezes são mesmo estes os melhores espaços, mais ainda, se procurarmos pelos detalhes.

Inicio o time off bem cedo, pela fresca. Serenidade, silêncio e muita sombra do jardim, do Verde que rodeia e preenche o miradouro. Inserido no Jardim Olavo Bilac, mais conhecido pelo Jardim do Largo das Necessidades, tem como ponto central um fabuloso e majestoso chafariz. Impossível passar indiferente. Limpo, a funcionar (importante), águas transparentes, e estátuas, figuras incríveis. É para ficar por lá. Incrível é também o monumento por trás, o Palácio das Necessidades, antigo convento e hospício, hoje funciona ao serviço do governo, é o Ministério dos Negócios Estrangeiros. Um enquadramento ‘forte’.

E o miradouro, a vista? (a razão de ir até lá, risos) Beeeeeem…., posicionado ao nível de grande parte dos telhados dos prédios e dos edifícios que o rodeiam, não há milagres. Alguns conseguem mesmo ‘assaltar-lhe’ a vista. Portanto, pouco do Rio Tejo, mas toda a extensão da Ponte 25 de abril, o Cristo-Rei ao fundo a acenar-nos e parte da linha ribeirinha de Almada, e muitos detalhes. Despedi-me ‘agarrada’ aos detalhes, à luz que começava a intensificar-se durante a manhã e ajudou aquele miradouro (estrela) a brilhar.

Deixe um comentário