Fui até à aldeia de Mós, concelho de Fafe, uma aldeia do Norte de Portugal tradicional e com um enquadramento único. Fui até lá! Quis ver, conhecer, respirar ar puro (necessito tanto, risos), e fotografar. Como faço (quase) sempre. Mais ainda em time(s) off rurais.

Inserida entre várias serras, Cabreira, Marão, Amarela e Gerês, e no alto de um cume é uma espécie de miradouro secreto. Sim, é preciso estar bem atento para conseguir chegar até lá, e além disso é necessário fazer um traçado de estrada sinuoso. Uma verdadeira aventura! Não fosse por ali, na freguesia de Aboim, que passa o popular e exigente rally de Portugal.

Mas cheguei. Estacionei o carro, e percorri a aldeia a pé. Sou fã de percursos perdestes. Os mais saudáveis e os mais felizes. Andei por lá. Cruzei-me com dois ou três locais. Passeei pelas ruas calmas. Vi, aproximei-me de algumas das casas habitadas da povoação. A vida de Mós. Depois, do outro lado, o oxigénio – prados verdejantes -. Muitos. Distribuídos em socalcos. Uma paisagem pura, que aconchega o coração. O meu aconchegou!

Deixe um comentário