No concelho de Fafe visitei a renovada Aldeia do Pontido. Uma aldeia integrada na União de Freguesias de Monte e Queimadela onde não há residentes. Sim, sempre viveram lá poucas pessoas, e os últimos dados apontam para menos de 10 moradores. Mas hoje a aldeia é um complexo turístico. O antigo Pontido está vivo, mas para receber. Expectativas elevadas. Fui até lá!

Inserida num ponto inferior, num vale quase selvagem e com o rio Vizela a atravessá-la ao meio, é um pequeno e singular paraíso. E eu até já conheço alguns (risos). Percebi isso logo que cheguei. Um enquadramento fresco, verde, calmo. Uma aldeia isolada e ‘escondida’. Ali, a vista é fantástica, mas curta. A vegetação está por todo o lado, é densa. Mistura-se pelas rochas que compõem as margens do rio Vizela, algumas delas gigantes. E são também elas as bases das fabulosas cascatas de água que dão um som intenso naquele silêncio imenso. As casas, em patamares distintos mantiveram os traços originais. Parecem casinhas de brincar. As ruas, os pequenos trilhos para caminhar. Tudo alinhado.

Há um espaço de partilha de conhecimento, o Centro de Interpretação Ambiental, há um espigueiro, há um moinho, e há ali, a cerca de 5 minutos a pé uma praia fluvial. E foi de lá que me despedi. Terminei o time off, o sonho, junto às águas da Barragem da Queimadela. Agora, é voltar para pernoitar e mergulhar. Viver o sonho!

Deixe um comentário