Os mercados, as feiras fazem quase sempre parte dos (meus) roteiros turísticos, sejam eles quais forem. Portanto, no time off por Amesterdão não poderia ser diferente. E lá fui eu até lá. São a autenticidade e são quase sempre o retrato vivo e descontraído da cidade que as apresenta. Pesquisei antecipadamente dois dos principais ou mais populares mercados da capital holandesa. E foi a esses que fui! Costumo confiar, e costumo acertar (risos).

Comecei em grande. Visitei o único mercado exclusivo de flores flutuante do mundo, o Bloemenmarkt. São vários espaços, os/ as floristas, distribuídos continuamente numa das margens do canal não menos popular, o Singel. Expostas, muuuuitas flores, de todas as cores, de várias variedades, em vários tamanhos, e outras peças da cidade e do país (socos, moinhos, queijos, …). E uma frequência claramente turística. Muita gente a passear, e a fotografar.

Depois, e bem cedo, fui conhecer o mercado Albert Cuyp, um mercado de rua onde se encontra de tudo, e em grande quantidade. Estava a iniciar. Legumes e fruta fresca, roupa, acessórios, tecnologia, música, louças, decoração, souvenirs, flores, chocolates, sumos naturais, os tradicionais queijos holandeses, bancadas com comida quente, … a preencher os dois lados da rua. Gostei da agitação, daquele caos onde tantas vezes se encontram peças fantásticas, únicas. Procurei, mas não as encontrei. No entanto, gostei, valeu! Não fosse eu uma apaixonada por mercados.

Albert Cuyp
Flower Market
Albert Cuyp
Flower Market
Albert Cuyp

Deixe um comentário