Há várias aldeias típicas e encantadoras no Douro. Ainda não as conheci a todas, mas já conheci algumas. Fotografei-as, interagi com os locais, os responsáveis por alimentar e fomentar a cultura popular e rural do ‘nosso Portugal’, do nosso Douro. São pequenas grandes maravilhas com património histórico, monumentos únicos. Aldeias vinhateiras onde é obrigatório parar!

1. Barcos

Estacionei e comecei a caminhar, caminhei nas várias ruas da aldeia, conversei com uma ou outra pessoa que encontrei, e tive a companhia feliz de uma jovem local que me levou até à Fonte Velha, até aos antigos Paços do Concelho, até à Casa da Roda e até à Casa da Colegiada. Gosto tanto desta proximidade e desta singularidade do contacto e da disponibilidade em receber, em acompanhar …

mais em: Barcos – Paragem em Aldeia vinhateira

2. Favaios

E Favaios é pão, e vinho, conforme escrito no Museu localizado no centro da aldeia. Um espaço inteiramente dedicado à história do moscatel, e do pão que gostei de visitar. Fez-se também a visita ao terreno, isto é, entrou-se no espírito e na vida de uma padaria local, onde o mecanismo de produção é ainda tradicional. E eu gosto tanto.

mais em: Favaios – Capital do Moscatel & Aldeia Vinhateira

3. Provesende

Parei na fonte velha, descansei e fotografei, é uma fonte barroca diferente, apresenta duas bicas em forma de carrancas, mas carrancas bonitas (risos). No centro da aldeia, ergue-se um pelourinho com cinco degraus octogonais quase perfeitos, e de lá vê-se em frente a Igreja matriz, um monumento imponente por fora e por dentro.

mais em: Provesende – Visita a aldeia Vinhateira

4. Salzedas

Chego à localidade e percebo a dimensão do mosteiro, não terminava! Quando contorno a rua, além de ver que se estende por mais alguns metros, deparo-me com a igreja, hoje igreja paroquial da freguesia. Que monumento! Uma dimensão tanto exterior como interior majestosa. Sim, andei lá dentro e quis ficar por lá.

mais em: Salzedas – time off em aldeia vinhateira

5. Trevões

Chego ao final da rua em direção à igreja matriz, um monumento que gosto sempre de visitar. E ainda antes de pisar o largo, percebo que estou entre dois edifícios a visitar, a entrar. Eram dois museus, um de cada lado da rua. Surpresa total! Sim, ainda há surpresas, mesmo nas visitas planeadas (risos).

mais em: Trevões – Aldeia Vinhateira

6. Ucanha

Deparo-me com uma torre elegante, mas robusta e ‘forte’, ligada a uma ponte comprida mas que tinha tanto de bonita como de frágil, para quem via, para mim. Primeiro subi lá em cima. A uma altura de 20 metros, gostei das janelas do piso intermédio. Janelas ‘recortadas’ aos bocadinhos mas que permitiram ver muito, e ver bem.

mais em: Ucanha – beleza histórica e natural

Deixe um comentário