A Paisagem Cultural de Sintra é PATRIMÓNIO MUNDIAL da UNESCO.

É todo um património sob gestão e responsabilidade da Parques de Sintra – Monte da Lua. Uma empresa que tem vindo a ser distinguida mundialmente – N1 nos Óscares do Turismo – no âmbito da conservação. Tornou a sê-lo em 2018. PARABÉNS! Deixemo-nos encantar por algumas das suas ‘paragens’, muito bem conservadas, e que têm encantado o mundo!

1. Castelo dos Mouros

A fortificação está numa posição estratégica, num ponto bem superior da serra, por isso, o que tem de espetacular, e tem, em alguns ‘cantos’, também tem de assustador. Vertigens! Mas aí, foi fácil, recuei e andei pelo espaço interior. Protegido e preenchido com muito arvoredo foi uma ‘bomba’ de oxigénio para continuar a conquista …

ver mais em: TIME OFF À CONQUISTA – CASTELO DOS MOUROS

2. Convento dos Capuchos

O convento, exterior e interior, é uma obra de extrema simplicidade (pobre), tal e qual como o ideal e filosofia de vida de quem o habitou. E prova disso é a ‘Porta da Morte’, a porta de entrada no convento que simboliza o desprendimento do mundo material. Custou-me a entrar, mas entrei (risos)!

ver mais em: Convento dos Capuchos – simplicidade e contemplação

3. Palácio de Monserrate

Posicionado num ponto superior do parque não sei se é mais bonito por fora ou por dentro. Apresenta uma mistura clara de elementos góticos, indianos e árabes. No interior, uma fonte, colunas de mármore, arcos, uma galeria trabalhada ao detalhe e a atravessar o palácio de uma ponta à outra – extraordinariamente bonita -.

ver mais em: Monserrate – uma visita impressionante!

4. Palácio Nacional da Pena

Cada entrada, cada muralha, cada porta, cada canto uma razão para parar, para fotografar. Aqueles rochedos gigantes que suportam quase todo o palácio, aquelas cores vivas a contrastar e a ajustar-se na perfeição, aquela mistura de betão, pedra e muito e variado azulejo. Vi arte em tudo. Muitos estilos. E, sim, a minha veia romântica ajudou. Mas não estava sozinha. Havia lá muitos como eu.

ver mais em: Palácio da Pena – palácio monumento mais visitado em Portugal

5. Palácio Nacional de Queluz

Vi lagos, vi fontes, vi hortas. E também me ‘perdi’. Os jardins estão arborizados numa espécie de labirintos, que nunca se sabe muito bem onde vão dar. Eu não soube. E sem querer cheguei ao jardim botânico, um espaço ‘irreal’, arranjado e pensado ao detalhe. Perfeito. Lá dentro uma coleção de plantas intocáveis e saudáveis, originárias de vários cantos do mundo.

ver mais em: Time Off Palácios – de Queluz para o mundo

6. Palácio Nacional de Sintra

A sala dos cisnes, a sala das pegas, a sala das galés, a capela palatina e a sala dos brasões. Muitos motivos de caça retratados, e uma cozinha dimensionada para banquetes de peças de caça grossa. As janelas, os azulejos, o mobiliário, os materiais e cores usadas misturam vários estilos decorativos. São revestimentos de parede e pavimentos cerâmicos vários.

ver mais em: Palácio Nacional de Sintra – Uma visita Real!

Deixe um comentário