No município de Castelo Paiva, decidi conhecer duas aldeias típicas. Um time off rural com paragem em Gondarém e Midões, na União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso. Conhecidas como as aldeias de xisto, eu prefiro chamar-lhes – as vizinhas aldeias serranas! -. Foi assim que as vi. Visitei-as num dia de inverno, num fim de dia escuro.

Comecei por parar em Gondarém. Uma pequena localidade atravessada por uma rua estreita, onde só passa um carro, e com os cm bem contados. É para andar como o tempo. Devagar. Habitações de xisto, e outras, e poucos moradores. Ali moram, permanentes, menos de 5 pessoas. Encontrei uma delas, e falei. Falamos sobre aquelas serras e aquelas encostas agrestes viradas para o Douro. E como era a vida por ali, onde os sentidos são apurados pela mãe Natureza. Onde os dias rendem!

Depois, depois segui para Midões. Poucos minutos separam as duas localidades, bem como o número de habitantes. Ali, mais alguns, mas ainda assim muito poucos. As habitações, fui as vendo antes de chegar, ao fundo. A pintar a serra. Mais próximo, percebi que se distribuem numa pequena encosta, de frente para o maravilhoso Douro. Parte delas em xisto, outras já noutros materiais. Um enquadramento marcado por escarpas acentuadas e uma paisagem forte. Um contraste feliz com um pequeno e singular cais de acostagem. Lindo!

Gondarém

Gondarém
Gondarém
Midões
Midões

Deixe um comentário