Visitar Lugar de Rua é descobrir uma pequena aldeia do ‘nosso Portugal’ com muito para mostrar. Localizada no concelho de Amarante, e pertencente à União das Freguesias de Aboadela, Sanche e Várzea, é uma aldeia preservada e um cantinho único do Marão. Sim, está no sopé, no vale, da grande e majestosa Serra do Marão. Fui até lá num dia frio e solarengo de dezembro.

Lugar de Rua é um aglomerado de habitações e construções agrícolas. É o mundo rural no seu estado mais puro. É a Serra a abraçar e proteger todo aquele vale, e é a mãe Natureza em tudo. Quase tudo.

Chego, e percebo pelo brasão na antiga Casa da Câmera que, em tempos idos, ali, houve poder. Foi sede de concelho. A escola primária (atualmente fechada) também era ali. O centro da aldeia, do lugar, é uma rua. A rua que nos leva até ao rio Ovelha, à sua magnífica travessia, e uma das suas principais atrações, a Ponte Românica de Fundo de Rua! Monumento que integra a Rota do Românico. Fui até lá. Uma caminhada lenta e serena. Quis fazer ‘render’ o tempo. Quase a chegar, e o passado a aparecer. Monumentos históricos, um Pelourinho e um Cruzeiro seiscentista, um de cada lado, e eu no meio, a atravessar a ponte. Do outro lado, na outra margem, uma Praia Fluvial arranjada e preparada para os dias quentes de verão. O passado e o presente reunidos para ‘garantir’ futuro a Lugar da Rua … Um futuro bonito!

Deixe um comentário