São Pedro da Cova é uma vila portuguesa do concelho de Gondomar com uma história fortíssima no âmbito da exploração mineira. O carvão! O encerramento da Companhia das Minas de Carvão, há quase 5 décadas, foi o fim da atividade. No entanto, não foi o fim do património geológico e mineiro da freguesia. Houve, e há esforços em continuar a partilhar e dar a conhecer os antepassados desta atividade. E o Museu Mineiro, Casa da Malta, é um exemplo disso. O antigo, e o último espaço onde ficavam alojados muitos dos mineiros deslocados (Casa da Malta), foi transformado para contar a história. Fui até lá!

A coleção apresenta duas vertentes: i) a geológica, com vários fósseis animais e vegetais, e amostras de carvão mineral; e (o que gostei mais) ii) a industrial, com objetos pessoais, e outros utensílios utilizados no desmonte, no tratamento e na expedição do carvão. Há também arquivo exposto relativo à atividade da Companhia das Minas de Carvão. Uma viagem a várias décadas.

Depois, foi ir até à mina de carvão, ao terreno. Gosto de time(s) off completos. Um percurso de cerca de 1,5 km até ao complexo mineiro, a Rua dos Mineiros. Vi os antigos edifícios de tratamento e expedição de carvão (em claro estado de abandono), e o ex libris da freguesia, o Cavalete do Poço de São Vicente! Imóvel de Interesse Público é a marca tangível de São Pedro da Cova como centro industrial mineiro de valor para a economia nacional. E portanto, um passado bem elevado…

Deixe um comentário