Ainda no município de Castro Daire, fiz um time off destinado a conhecer um dos seus monumentos. O único, classificado como Monumento Nacional. A Ermida do Paiva! Também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Conceição, ou Igreja Matriz de Ermida. A localidade onde se ergue o monumento. Integrada na União das Freguesias de Picão e Ermida, dista da vila cerca de 6 km. Fui até lá, numa viagem de cerca de 10 minutos.

Quase a chegar, já a poucos metros do monumento, vejo-o ao fundo. As traseiras. Imponente(s). Um quadro fantástico. Um enquadramento singular. Património cultural em ambiente rural. Bonito. Abraçado pelas cores da Natureza. Mais próximo, percebo a grandiosidade do monumento. Espantoso. Místico. De natureza românica, integra também   vários elementos de estilo gótico. Construído no séc. XII, e fundado por dois monges franceses, a igreja, é também o que resta do único mosteiro medieval  da ordem premonstratense em Portugal.

Entrei lá dentro. Uma igreja de uma só nave. Escura, fria. Um ambiente interno de recolhimento e oração. Muitas esculturas, tanto no interior como no exterior. Espalhadas pelas paredes da igreja e com as representações mais variadas e curiosas. Humanos, animais, carrancas, cordas e outras figuras geométricas carregadas de simbolismo. Tudo a aumentar a beleza e misticismo do templo. Mais, no exterior, estão ainda ruínas do claustro do mosteiro. Onde parei mais tempo. E onde também vi as centenas de símbolos esculpidos nas paredes. Talvez um em cada pedra. Por isso, também lhe chamam o ‘Templo das Siglas’. Muitos significados por descobrir por ali …

Deixe um comentário