Continuo em time off pela riquíssima rota do românico. Fui até à freguesia de Vila Boa do Bispo, no município de Marco de Canaveses. Destino, visitar o Mosteiro de Santa Maria. Um monumento que agrega o Mosteiro e a Igreja. Hoje, aberto ao público e visitável, a Igreja. Igreja Matriz, e Monumento Nacional! O Mosteiro é propriedade privada.
Fundado em 990, está desde a sua origem ligado aos Gascos de Ribadouro, família nobre de grande influência na época. Vindo, anos mais tarde, a associar-se aos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Estrategicamente posicionado, foi dos mais ricos e poderosos mosteiros da região. Foi construído em território acidentado, produtivo, e pouco frequentado por viajantes. Queriam estar isolados. No entanto, ‘abriam portas’ e prestavam auxílio aos peregrinos que caminhavam rumo a Santiago.
Chego, e percebo que o monumento, a igreja, agrega vários estilos arquitetónicos. Vi claramente que foi também alvo de várias obras de conservação. E que bom! Fui guiada na visita. Houve enquadramento histórico sobre o que estava a ver. Uma capela-mor a respirar barroco. Um incrível revestimento azulejar, em azul-cobalto sobre branco, cobria as paredes laterais. Destaque para um extravagante e vistoso varandim. Fotografei-o em varias perspetivas. Lindo! Há também incríveis detalhes românicos, nomeadamente no exterior da igreja. É ir até lá, é visitar!