E que tal ‘fechar’ o ano com uma caminhada pelo Parque Natural do Alvão? Caminhar até bem próximo da maior queda de água do país, a cascata de fisgas de Ermelo? Sim. Sem grandes dúvidas.

O Alvão, como muitos lhe chamam, é uma área protegida distribuída pelos concelhos de Vila Real e Mondim de Basto. É bem lá em cima. É serra. É agreste. E é lindo. É a mãe Natureza no seu estado mais puro. Depois, caminhar é a minha ‘praia’, é o meu ginásio, e é a única atividade física que pratico. Portanto, tudo reunido para um maravilhoso time off. E para isso, estou sempre pronta.

Caminhada

Estava uma manhã fria. O termómetro rondava os 0 ºC. A vontade de sair da cama era igual à temperatura da rua. Mas levantei-me, gosto de contrariar! Destino, terras de Basto, União de Freguesias de Ermelo e Pardelhas, aldeia de Varzigueto. O ponto de encontro, e o ponto de partida. E a meta! Ía integrar uma caminhada guiada. Um grupo de caminheiros em que não conhecia ninguém. Chego, e um ar gélido corta-me a respiração, e imobiliza-me os músculos. Friooooooo. Por outro lado, a luz do dia a clarear e o sol a abrir, gigante, davam-me sinais que ía aquecer. Éramos muitos, estávamos bem agasalhados. Começamos a caminhar, e em menos de dez minutos, o sol abre luminoso como nunca, e alguns casacos começam a abrir-se. Faz parte, o aquecimento estava feito…

Depois, foi caminhar e desfrutar na melhor das companhias. A natureza e os seus amigos (os caminheiros!). Enquadramento verde, tons de terra, tons de serra, azul do céu, luz do sol, a Senhora da Graça, o monte ao longe a ‘olhar’ para e por nós. Uma caminhada livre e diversificada num trilho de cerca de 10 km em que muitos foram os motivos para parar. Para fotografar. O ponto alto, está claro, o miradouro da cascata. Lindo. No entanto, um misto de espanto e respeito. Escarpas acentuadas. Vertigens. Uma boa caminhada aventura. Tal como foi o ano de 2018, e tal como é a vida. A Natureza não falha. Valeu!

Deixe um comentário