Chacim é uma freguesia, é uma localidade e é uma aldeia preservada do município de Macedo de Cavaleiros. A cerca de 12 minutos da cidade e em pleno Nordeste Transmontano posiciona-se abraçada por pequenos planaltos, vales cavados e profundos, alguns cursos de água e zonas de vale. Protegida pelas montanhas da Serra de Bornes é uma paragem rural que reúne património e história. Protagonista da industrialização de Portugal, fui até lá, num time off  Aldeias.

Cheguei, estacionei o carro e comecei a visita vagarosamente por cada uma das suas ruas. Umas mais estreitas, umas mais acentuadas, umas mais arranjadas,… Uma diversidade de direções ladeadas por diferentes construções. A aldeia espalha-se. Casas mais antigas, casas mais modernas, umas para habitação, umas para o apoio às atividades agrícolas. Conversei com dois locais com quem me cruzei, e depois parei nos seus monumentos.

O Real Filatório de Chacim, de 1788, foi um importante complexo industrial de transformação e manufatura de seda. Talvez o mais importante do país. Hoje, mesmo em ruínas, não esconde a dimensão e o impacto que terá tido naquelas terras e naquelas gentes até 1807. É património de Chacim e de Portugal. Tal como o é o pelourinho, localizado no centro da aldeia, este, classificado como Imóvel de Interesse Público, e a poucos metros da Igreja Paroquial. Foi de lá que me despedi, do centro de uma povoação que têm ainda muita história para contar…

Deixe um comentário