Porque os time off miradouros continuam, e são dos que mais gosto, decidi parar no miradouro de Nossa Senhora da Paz, em Marinhas. Município de Esposende. A cerca de 2 km da cidade, e num ponto bem superior, é uma oportunidade única de usufruir de um ‘retiro’ com a Mãe Natureza no seu estado mais puro. É a verdadeira e mais crua beleza de uma paisagem que reúne campo e mar. Fui até lá!

Deixei a visita para o fim da tarde, fim de dia. Quando o sol recolhe no mar, e as cores são das mais bonitas e singulares. Já subia pela estrada, em bom estado e sinalizada para o miradouro, e percebia que teria escolhido o timing perfeito. Uns amarelos, uns laranjas, uns raios para o avermelhado começavam a dar uma cor intensa ao céu e ao mar. Sim, lá em cima, e depois de estacionar, uma vista desafogada e alargada sobre uma extensão ‘infinita’ de água. O litoral de Esposende. Incrível! Fartei-me de fotografar (sem filtros). E depois, numa espécie de vale, o campo. Muitos campos agrícolas ‘interrompidos’ por aglomerados de habitações. Bonita composição.

O espaço é mesmo um scape. A estrada termina ali, num pequeno largo onde se ergueu uma humilde e simples capelinha no fim da II Grande Guerra. PAZ! Tive vontade de ficar por lá. No entanto, já não haverá ocupação humana há cerca de dois mil anos, altura em que se acredita ter existido ali um pequeno castro. Hoje, é ir, desfrutar …, e depois sair, em paz!

Deixe um comentário