A praia não é só no verão, não é só no calor, não é só no litoral. Há praia no inverno e no interior! E há praia no Sátão, município. Uma praia fluvial encantadora, que parece toda ela retirada de um conto de fadas.

É um espaço recente. Está aberto ao público desde 2017. E eu fui lá em time off, num bonito dia de inverno. Sol, e sorte na visita, portas abertas (estavam a fazer manutenção do espaço). Cheguei, e percebi que é muito mais que um local de lazer e bem-estar. O enquadramento é único. Inserida em plena natureza, no seu estado mais puro, é uma chamada ao saber-viver. Viver bem! Cores e sons naturais. Os mais bonitos! E eu por lá, a descobrir, nas calmas, cada um daqueles recantos.

Imaginei o local em dias quentes. Águas transparentes e serenas, a serem agitadas com os banhistas, relva verde pintada onde a onde de cores vivas pelas toalhas e todos os acessórios associados, e pelas pessoas, e depois todas as infra-estruturas de apoio, com um grande movimento. Vida humana. Pessoas felizes! Inserida na margem esquerda do rio Vouga, e na União de Freguesias de Romãs, Decemilo e Vila Longa, é um local de todos, para todos. Um local muito bonito no inverno, mas em que tenho que voltar no verão. Sem falta!

Deixe um comentário