No município de Sátão os monumentos religiosos são paragens obrigatórias. Levam-nos séculos atrás numa história que faz por permanecer viva. E eu fui até lá. Fiz um time off para conhecer três dos seus monumentos de culto.
Convento do Sr. Santo Cristo da Fraga
Na localidade da Fraga, situa-se o Convento do Sr. Santo Cristo da Fraga, monumento de Interesse Público, datado do séc. XVIII. Vi-o antes de chegar. Foi elegantemente erguido e exposto numa das encostas do rio Vouga. A estrutura referente ao convento está em ruínas, mas a Igreja, essa mantém-se viva e ativa. Em bom estado de conservação, e pronta a receber. Lá dentro, uma pequena capela, onde terá aparecido uma imagem miraculosa de Cristo esculpida numa rocha. A origem do monumento está ali. O achado levou a uma romaria constante e significativa de peregrinos, e portanto a necessidade de se criar condições para os acolher.
Convento de Santa Eufémia
Entre as localidades da Veiga e Vila Boa, o Convento de Santa Eufémia. Hoje, a Igreja do antigo Convento de Religiosas Beneditinas, fundado no séc. XII. Foi lá que parei, e entrei. No interior, sobressai o revestimento de azulejos policromos de tapete, muito semelhantes aos da Capela da Universidade de Coimbra. Bonitos! Depois, a roda, uma estrutura onde se recolhiam muitos dos bens que eram doados ao convento pelas povoações, e onde também eram entregues bebés rejeitados, carenciados,… Lá em cima, no coro-alto, uma visão única e privilegiada sobre o espaço. Há ainda a referir que a melhor doçaria tradicional do concelho teve origem neste convento, as Castanhas de Ovos e as Cavacas de Ferreira de Aves.
Santuário de Nosso Senhor dos Caminhos
Em Rãs, na margem esquerda do Rio Vouga, o Santuário de Nosso Senhor dos Caminhos. Do séc. XIX, este monumento nasce do culto à Senhora da Lapa. Muitos dos fiéis chegavam ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa percorrendo os caminhos que ladeavam as margens do rio Vouga, passando por aqui, onde descansavam e recuperavam forças para chegar ao destino. E terá sido com o contributo destes que se deu início à construção de uma pequena capela em honra do Senhor dos Caminhos. Uma pequena capela, a que se seguiu uma grandiosa, com uma imponente torre sineira, e logo ao lado, um majestoso conjunto de quinze colunas em granito. Todo um recinto preparado para receber, e agradecer.
Bons caminhos os que me levaram até Sátão!