No município de Sátão os monumentos religiosos são paragens obrigatórias. Levam-nos séculos atrás numa história que faz por permanecer viva. E eu fui até lá. Fiz um time off para conhecer três dos seus monumentos de culto.

Convento do Sr. Santo Cristo da Fraga

Na localidade da Fraga, situa-se o Convento do Sr. Santo Cristo da Fraga, monumento de Interesse Público, datado do séc. XVIII. Vi-o antes de chegar. Foi elegantemente erguido e exposto numa das encostas do rio Vouga. A estrutura referente ao convento está em ruínas, mas a Igreja, essa mantém-se viva e ativa. Em bom estado de conservação, e pronta a receber. Lá dentro, uma pequena capela, onde terá aparecido uma imagem miraculosa de Cristo esculpida numa rocha. A origem do monumento está ali. O achado levou a uma romaria constante e significativa de peregrinos, e portanto a necessidade de se criar condições para os acolher.

Convento de Santa Eufémia

Entre as localidades da Veiga e Vila Boa, o Convento de Santa Eufémia. Hoje, a Igreja do antigo Convento de Religiosas Beneditinas, fundado no séc. XII. Foi lá que parei, e entrei. No interior, sobressai o revestimento de azulejos policromos de tapete, muito semelhantes aos da Capela da Universidade de Coimbra. Bonitos! Depois, a roda, uma estrutura onde se recolhiam muitos dos bens que eram doados ao convento pelas povoações, e onde também eram entregues bebés rejeitados, carenciados,… Lá em cima, no coro-alto, uma visão única e privilegiada sobre o espaço. Há ainda a referir que a melhor doçaria tradicional do concelho teve origem neste convento, as Castanhas de Ovos e as Cavacas de Ferreira de Aves.

Santuário de Nosso Senhor dos Caminhos

Em Rãs, na margem esquerda do Rio Vouga, o Santuário de Nosso Senhor dos Caminhos. Do séc. XIX, este monumento nasce do culto à Senhora da Lapa. Muitos dos fiéis chegavam ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa percorrendo os caminhos que ladeavam as margens do rio Vouga, passando por aqui, onde descansavam e recuperavam forças para chegar ao destino. E terá sido com o contributo destes que se deu início à construção de uma pequena capela em honra do Senhor dos Caminhos. Uma pequena capela, a que se seguiu uma grandiosa, com uma imponente torre sineira, e logo ao lado, um majestoso conjunto de quinze colunas em granito. Todo um recinto preparado para receber, e agradecer.

Bons caminhos os que me levaram até Sátão!

Convento de Santa Eufémia
Convento da Fraga
Convento da Fraga
Convento de Santa Eufémia
Convento de Santa Eufémia
Santuário de Nosso Senhor dos Caminhos
Santuário de Nosso Senhor dos Caminhos

Deixe um comentário