No município de Penalva de Castelo, decidi fazer um time off na aldeia freguesia de Trancozelos. Uma aldeia com uma longa história, acredita-se que desde os séc. X-XI. Outrora chamada de Vila Nova do Santo Sepulcro, pois terá sido aqui fundado o primeiro Mosteiro da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém, na Península Ibérica. Hoje, classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localizada a poucos minutos da vila, e sobre uma encosta, comecei a vê-la a partir do vale, ainda antes de chegar. Uma povoação colorida e concentrada. A igreja matriz muito bem definida a sobressair do aglomerado. Seria ali o centro da aldeia. Começo a subir em direção a Trancozelos e sou ‘forçada’ a parar. Parar e fotografar. Uma ponte medieval sobre o rio Dão datada do séc. XVIII. Que Monumento! Teria servido não só o Mosteiro do Santo Sepulcro, como várias povoações na vizinhança.

Continuei e parei no centro de Trancozelos. Um ‘encruzilhado’ feliz de quelhas e becos em torno da igreja. Casas e casinhas mais antigas e mais modernas. Circulei a pé, e interagi com dois locais – ‘já tivemos gente, mas saiu tudo’, ‘a escola já teve cheia, agora não há crianças’, ‘…é assim’ -. Enquanto os ouvia, olhava à volta – natureza, frescura, e paisagem -. E uma enorme sensação de liberdade. Pensei, Sortudos!

 

 

Deixe um comentário