O concelho de Fornos de Algodres apresenta um passado arqueológico distinto. São vários monumentos que vão atrás no tempo, milénios e milénios antes de Cristo, e eu fiz um time off  para conhecer dois deles. A Anta da Matança e a Necrópole das Forcadas.

Comecei por parar na Anta da Matança, classificada como Imóvel de Interesse Público. Localizada em pleno vale agrícola da freguesia com o mesmo nome, Matança, está afastada da povoação. Mas foi fácil de a encontrar, está sinalizada e preparada para receber. Terá sido alvo de intervenção no final do séc. XIX e mais tarde, na década de 90. Tudo aponta que este monumento funerário coletivo date do IV milénio a.C.. Incrível! É uma câmara funerária formada por nove esteios, que algumas fontes afirmam apresentar leves vestígios de gravuras. Eu não os encontrei. Mas valeu, foi uma longa viagem na história a imaginar os rituais, as vidas, e as crenças daquelas comunidades…

A Necrópole das Forcadas, localizada na mesma freguesia, e datada do séc. VII-VII conta com cerca de duas dezenas e meia de sepulturas escavadas na rocha. Cheguei lá facilmente. Está sinalizada, e preparada para receber. Em várias formas, e relativamente próximas umas das outras, algumas apresentam-se geminadas e com rebordos em relevo, possivelmente para evitarem a entrada da água das chuvas. Hoje, as sepulturas não estão cobertas por lages de granito, como estariam na época. E que bom! Pois servem de bebedouro para muitos rebanhos que por ali passam. Tive oportunidade de o testemunhar e fotografar. Mudam-se as épocas, mudam-se as funções, mudam-se os significados, … Muitas vezes mudam! Mas isso não apaga a sua origem e o seu passado arqueológico.

Deixe um comentário