No município de Mangualde decidi visitar dois dos seus monumentos classificados como Monumentos Nacionais, a Anta de Cunha Baixa e o Real Mosteiro de Maceira Dão. De diferentes épocas, com diferentes funções, e incomparáveis, fazem parte do património cultural do concelho, e do país. E foi por isso que fui até lá.

Anta de Cunha Baixa

Um time off que começou no III milénio a.C., a data de construção da Anta de Cunha Baixa. Localizada em vale aberto, entre as aldeias de cunha Baixa e Espinho, foi fácil de a encontrar. O Monumento, arranjado e preparado para receber, terá sido alvo de restauro nos anos 80. Comecei a vê-lo a alguns metros de distância. Uma câmara coberta por uma grande laje, e depois o acesso, um corredor longo de lajes dispostas na horizontal. No passado fechado por uma pedra, que funcionaria como porta. Nestas grandes sepulturas eram depostos os corpos de poucas pessoas, elites, chefes das comunidades ou similares. A sua construção era baseada na crença de vida para além da morte. Independentemente da crença, fazem parte da história e da cultura de outras épocas. Grandes obras!

Real Mosteiro de Maceira Dão

O Real Mosteiro de Maceira Dão, na freguesia de Fornos de Maceira Dão, fundado em 1161 foi, é também uma grande obra. Que monumento! Enquadrado na Natureza no seu estado mais puro, e longe da povoação, apresenta-se em ‘grande’. Embora, em precárias condições de conservação. Propriedade privada, adquirido séc. depois da extinção das ordens religiosas masculinas, partilha muito daquilo que teria representado para a região. Abraçou a regra da Ordem de Cister e teve D. Afonso Henriques como seu protetor. Inacessível ao interior, por razões de segurança, circulei-o e fotografei-o pelo exterior. Alguns dos seus espaços térreos, estavam ocupados com alfaias e outros equipamentos agrícolas. E portanto, provas de que mesmo em risco de ruir, não está abandonado…

Deixe um comentário