E vivemos mais uma Páscoa, mais um domingo da ressurreição. A principal celebração do ano cristão e também a mais antiga e importante festa cristã. Uma das minhas festividades religiosas mais queridas. Sempre o foi. Tive oportunidade de viver mais uma. Um Time Off Páscoa tradicional.

Desde muito criança vivi esta época como a altura de preparar a casa para receber o – Senhor -. Era uma verdadeira ‘faina’ na aldeia. Na vila da Cumieira. A que EU ainda prefiro chamar aldeia. Viviam-se dias agitados e atarefados para arranjar o interior e exterior das casas. Dias felizes. Dias de fé! Essas memórias acompanham-me bem vivas. Hoje, a ‘faina’ já não é a mesma. Novos tempos, novos hábitos,… Mas o Senhor, Jesus Cristo, é aguardado em cada lar com o mesmo entusiasmo, e a mesma alegria. Vem-se à rua ‘procurar’ o compasso, o som da campainha, que anuncia a sua proximidade. A esse som mistura-se o do fogo que é lançado casa sim-casa não. Foguetes.  ‘Está a chegar, está a chegar, ….’. ‘Aleluia, aleluia, …’. Há uma vontade enorme de o receber, de lhe tocar, de lhe beijar, … É a comemoração viva do fundamento da fé cristã. A crença que Jesus morreu e ressuscitou no terceiro dia. Incrível.

Gosto do significado da Páscoa (e acredito), como gosto de ver e sentir a aldeia em ‘festa’. É um grande dia, e um dia singular na região. Talvez mesmo no país. Não se sabe bem desde quando, mas a recolha do compasso, à noite, é feita em procissão – desde uma das capelas da aldeia, até à Igreja Paroquial -. Um percurso iluminado por várias centenas de lamparinas. Lindo. Tudo ao som da banda musical da terra, e foguetes à mistura. E gente, muita gente a acompanhar. Tradições bonitas do ‘nosso Portugal’. Cultura religiosa. Património do país. A minha aldeia.

Deixe um comentário