Fazer um time off em Amesterdão era um plano com anos. Chegou o dia! E em grande. É que ainda estive lá uns dias, queria conhecer e viver a cidade. Fi-lo na companhia de amigos e família. Visitas e paragens mais demoradas, algumas adiadas, outras canceladas (risos), … Mas, tudo bem mais animado. Deixo algumas das melhores paragens. As obrigatórias!

1. Os Canais – andar de barco

É incrível viajar pelos vários canais. Uns mais largos, outros mais estreitos. Uns mais agitados, outros mais calmos. As passagens ‘rentes’ por de baixo das pontes que ligam as margens de ruas e praças infinitas. Tudo em quantidade, mas em reduzidas dimensões. Um charme! Cores e sons reunidos num passeio irreal. E a possibilidade de saber e conhecer mais sobre a cidade.

mais em AMESTERDÃO DE BARCO – OBRIGATÓRIO!

2. Os Parques – andar de bicicleta

São vários hectares de verde, um teatro a céu aberto, muitos parques infantis, e vários cafés e restaurantes. É o oxigénio da capital holandesa. Não o explorei a correr, de patins, de skate, a caminhar, como centenas de locais o fazem diariamente. Talvez milhares. Fui até lá de bicicleta. O meio de transporte mais utilizado da cidade. Também tive que o usar. Na Holanda, se Holandês (risos)!

mais em AMESTERDÃO – VONDELPARK SOBRE RODAS!

3. Os museus – visitar Van Gogh e Rijksmuseum

As visitas a museus em Amesterdão têm que ser planeadas previamente. É que além de serem muitos, são todos eles pagos, e ‘bem pagos’. Portanto, fiz questão de filtrar o que não poderia falhar, o museu Van Gogh e o museu Rijksmuseum. Separados um do outro por poucas dezenas de metros, visitei-os no mesmo dia. Um time off dois em um!

mais em AMESTERDÃO – VAN GOGH E RIJKSMUSEUM, UM DOIS EM UM!

4. A Igreja de Nosso Senhor do Sótão e a Casa de Rembrandt

Há ainda, monumentos e espaços, que por diversas razões não atraem o mesmo número de pessoas, e passam ao lado das multidões, mas têm um valor histórico cultural significativo. Acontece no mundo, e acontece em Amesterdão. Por isso, resolvi visitar a Igreja de Nosso Senhor do Sótão (Ons’ Lieve Heer op Solder), e o museu Casa de Rembrandt. Estão abertos ao público, têm muitas visitas e fazem parte do roteiro turístico? Siiiim, mas são incomparáveis com as principais atrações. Uma ‘espécie’ de segredos bem guardados da cidade.

mais em AMESTERDÃO – SEGREDOS BEM GUARDADOS, POUCO PARTILHADOS

5. As feiras e os mercados

Os mercados, as feiras fazem quase sempre parte dos (meus) roteiros turísticos, sejam eles quais forem. Portanto, no time off por Amesterdão não poderia ser diferente. E lá fui eu até lá. São a autenticidade e são quase sempre o retrato vivo e descontraído da cidade que as apresenta. Pesquisei antecipadamente dois dos principais ou mais populares mercados da capital holandesa. E foi a esses que fui! Costumo confiar, e costumo acertar (risos).

mais em AMESTERDÃO – OS MERCADOS, AS FEIRAS, …

6. Viver a Heineken experience

A visita integra várias passagens, e várias salas, distribuídas por vários pisos com conteúdos informativos sobre a forma de fotos e vídeos. Em parte delas, estão também alguns funcionários a fazer apresentações curtas sobre a marca. Há a explicação e vivência clara do processo de produção da cerveja. Tudo, passo a passo. Há estábulos com cavalos de verdade (sim!) a fazer lembrar o meio de distribuição do passado. Há interatividade, vários jogos para fazer, principalmente no âmbito do desporto. Há cores, há músicas, há muita tecnologia, e depois há o fim, a degustação!

mais em HEINEKEN EXPERIENCE – CHEERS!

Deixe um comentário