As Grutas de Mira de Aire, localizadas na freguesia que lhe dão nome, no concelho de Porto de Mós, são: i) uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal; ii) a Capital do Mundo Subterrâneo Português; iii) as maiores grutas turísticas de Portugal; iv) Imóvel de Interesse Público; e v) visita obrigatória! E eu fui até lá, passados uns 25 anos da minha última visita. Maravilhoso time off.

Descobertas por locais em 1947, só foram abertas ao público em 1974. Com uma extensão total de cerca de 11 km são visitáveis 600 metros, até uma profundidade de 110 m. A visita iniciou com uma introdução em sala. Um filme que enquadrou geologicamente e geomorfológicamente as grutas, a sua formação e historial. Depois, foi descer. Fui integrada num grupo de cerca de 25 pessoas, mais a guia. Descemos quase 700 degraus, fomos parando em vários pontos, fomos fotografando e fomos interagindo. O circuito iniciou com o Algar, a fenda por onde foi descoberta a gruta. Mais à frente, a Sala Grande, a maior sala da gruta. Com um teto formado por largas bancadas de calcário a uma altura até 30 metros é a melhor receção para quem chega. Espetacular! Mas há mais. A sala vermelha, a cascata, o majestoso poço,…, a galeria grande, as finíssimas estalactites, a galeria do polvo, o órgão, os pequenos lagos, o bar, o rio negro e o lago final. Um incrível conjunto de algumas fontes luminosas para a despedida!

As grutas de Mira de Aire são maravilhas naturais do país, e são uma das melhores e mais bonitas obras que conheço no subsolo…

Deixe um comentário