Mixões da Serra é uma aldeia preservada e é também uma das mais genuínas aldeias do Gerês. E eu fui em time off até lá. Pertencente à freguesia de Valdreu, concelho de Vila Verde, é uma aldeia, localidade que conta com um casario de poucas dezenas de casas. Rodeada de campos e campos verdejantes e paisagem montanhosa, protege-a – Santo António -. A identidade de Mixões da Serra.

Chegar lá, foi fazer todo um percurso, de vários Kms, em contacto direto com a natureza. Pura e agreste. Serra e verde fresco. Podendo encontra-se, do nada, gado bovino a pastar livremente. Encontrei-os. E foi precisamente o gado a origem do santuário. Igreja e escadaria  com a Imagem de Santo António. O centro! A sua história remonta ao séc. XVII, altura em que uma peste vitimou grande parte do gado da aldeia. Altura em que os locais prometeram a Santo António a construção de um templo em sua honra, se livrasse os animais da peste. Cumprida, o povo construiu uma capela no alto da serra. Mais tarde, substituída pela Igreja que vemos hoje. Singular. Bonita. E o melhor cartão de visita para quem chega.

E é aqui, que em junho, todos os anos se celebra uma grande, e única, romaria no país, a – Benção dos animais -! Milhares de pessoas rumam a Mixões da Serra e centenas de animais ‘pedem’ proteção a Santo António. Portanto, conhecido o território há que voltar para a festa, para a celebração religiosa. Gosto das tradições vivas do ‘nosso Portugal’, e gosto de festa!

Deixe um comentário