A vila de Terras de Bouro, em pleno coração do Parque Nacional da Peneda Gerês concentra histórias, tradições, património e paisagens deslumbrantes. E eu fui até lá! Num time off de muitos kms na estrada. Vi e desfrutei do verde fresco, dos seus montes e socalcos, e de uma natureza encantadoramente bonita, marcada pelo seu contexto de serra. Fartei-me de parar e fotografar. É o ‘nosso Gerês’!

Muita vontade de ver e conhecer, e pouco tempo? A Porta do Campo do Gerês é, e foi, a solução. Também conhecido como o Núcleo Museológico de Campo do Gerês. Lá dentro, tês espaços distintos: i) a Porta do Campo do Gerês; ii) o Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna; e iii) o Museu da Geira.

A Porta do Gerês e Vilarinho da Furna

A Porta do Campo do Gerês é uma viagem sobre a região e os principais valores naturais e culturais do parque. A introdução! O museu etnográfico, foi uma vontade expressa dos antigos habitantes de Vilarinho da Furna de não deixarem ‘morrer’ aquilo que restava da aldeia, entretanto desaparecida com a construção da barragem. Um museu carregado de objetos, peças, de mensagens, de imagens (fotos), de significado e emoção. Partilha um pouco da sua história e cultura. Adorei.

A geira

O museu da Geira, ou Via XVIII,  ou também chamada Via Nova é uma incrível e completa partilha daquilo que foi uma importante via Romana. Ligava Braga a Astorga numa extensão de cerca de 320 km. Hoje, 30 dos 40 km que se mantêm em bom estado estão em Terras de Bouro. São património, classificado como Monumento Nacional, e são um vasto conjunto de marcos miliários. Estão sinalizados na estrada, como está a antiga via. Vi alguns deles, uns no terreno, outros no museu. Lá dentro, a abordagem, incrível, é focada nas técnicas de construção e nos meios de transporte da época. Gigantes e detalhadas maquetes a ilustrar todo o trabalho que envolveu a via. Será o melhor ponto de partida, antes de ir para o terreno, para o museu da geira ao ar livre…

Deixe um comentário