Viver afastado do mar nem sempre significa não ter oportunidade de nos refrescarmos. Felizmente, há já um número impressionante de espaços de lazer e zonas balneares destinadas a banhos pelo ‘nosso Portugal’. Praias fluviais que além de se tornarem a melhor e a mais procurada alternativa à praia, são também procuradas para relaxar, descansar e desfrutar. Viver! Espaços a céu aberto, acessíveis e abertos todo o ano, mas claro está, mais ‘apetecíveis’ nos dias quentes. Dias de verão! Deixo-vos algumas das mais bonitas:

1. Praia Fluvial do Trabulo, Sátão

É um espaço recente. Está aberto ao público desde 2017. E eu fui lá em time off, num bonito dia de inverno. Sol, e sorte na visita, portas abertas (estavam a fazer manutenção do espaço). Cheguei, e percebi que é muito mais que um local de lazer e bem-estar. O enquadramento é único. Inserida em plena natureza, no seu estado mais puro, é uma chamada ao saber-viver. Viver bem! Cores e sons naturais. Os mais bonitos! E eu por lá, a descobrir, nas calmas, cada um daqueles recantos.

mais em: PRAIA FLUVIAL DO TRABULO – HÁ PRAIA NO INVERNO, E HÁ PRAIA NO SÁTÃO!

2. Praias Fluviais no Douro – Zebreiros, Lomba e Melres -, Gondomar

O rio Douro é dos rios mais bonitos do país. Mais bonito, mais imponente e mais conhecido. A nascer na vizinha Espanha e a desaguar nas cidades do Porto e Vila Nova de Gaia é uma das maiores e mais fortes identidades do norte de Portugal. Conta com dezenas e dezenas de praias fluviais ao longo das margens do Douro. Fui conhecer algumas, e deixei-me render a 3 paraísos, – Zebreiros, Lomba, e Melres – . Um time off no concelho de Gondomar a percorrer as margens do Douro. Uma viagem paisagística de mais de 35 km.

mais em: 3 PRAIAS FLUVIAIS NO DOURO QUE VAI QUERER CONHECER NO INVERNO

3. Praia Fluvial de Fornelos, Santa Marta de Penaguião

Estar em time off numa zona do interior do país em meses quentes, meses de Verão. Pode não ser assim tão mau, e não é! Felizmente vão surgindo alternativas à praia – Praias Fluviais – com condições (muito) boas. Sempre preferi o mar ao rio (e prefiro), mas não tendo o mar procuro ir a banhos no rio, e vou muitas vezes!

Gosto de ver a água a correr, do verde da relva, do dinamismo do bar, dos mergulhos e do autêntico e natural que ainda se vive por lá!

mais em: PRAIA FLUVIAL DE FORNELOS – PRESENTE!

4. Albufeira do Azibo, Macedo de Cavaleiros

Há várias razões para poder passar horas e horas felizes no Azibo. Além da paisagem envolvente, a natureza no seu estado mais puro, é também lá que estão duas das mais encantadoras e importantes praias fluviais do país. São elas as principais responsáveis por atrair milhares e milhares de pessoas ao Nordeste Transmontano nos dias quentes de verão. A poucos minutos uma da outra, a Praia da Fraga da Pegada e a Praia da Ribeira. Uma é a praia fluvial com mais Bandeiras Azuis em toda a Europa, a outra, uma das 7 Maravilhas, Praias de Portugal.

mais em: ALBUFEIRA DO AZIBO, MACEDO DE CAVALEIROS – PAISAGEM PROTEGIDA!

 

Deixe um comentário