Almada é das cidades mais populosas do país, e é também, entre muitas outras coisas, o melhor miradouro sobre a capital. No entanto, este ‘miradouro’ também concentra em si um número significativo, e variado, de pontos de interesse. Todos eles bem atrativos para quem gosta de passear. Portanto, lá fui eu num time off maravilhoso e monumental. Sempre pronta!

A visita

Cheguei, e comecei pelo Parque da Paz. O maior espaço verde, e o pulmão, da cidade. São cerca de 60 hectares, são muitas espécies de flora e fauna. É um local de tranquilidade onde apetece caminhar, descansar, relaxar e fotografar. E ficar! Liberdade no centro da urbe. No âmbito da paz, da meditação e do ‘escape‘, visitei o Convento dos Capuchos. Tinha que ser. Que monumento, que obra! Simples, elegante, leve e bonito, mantém os traços de acordo com os seus princípios. Da Ordem de São Francisco e do séc. XVI, a antiga casa religiosa, está um espaço recuperado e direcionado para: i) a cultura através de uma área de exposições; e ii) a religião com a capela disponível para a celebração de atos religiosos. Encantador é também o espaço exterior ao convento. Um convite à introspecção e ao contacto com a mãe Natureza. Um dos mais belos miradouros da cidade está ali. Vista para o campo, vista para a serra, vista para o mar, e vista para a popular – Costa da Caparica -. Conhecida pela sua extensão de praias. Também estive lá, no paredão.

Depois, foi parar no ex-líbris da cidade, o Cristo Rei! O santuário de 1959 com mais de 200 m de altura que foi construído para agradecer o facto de termos sido salvos da II Guerra Mundial. Em conjunto com Fátima e Santiago de Compostela forma o triângulo de ouro dos peregrinos na Península Ibérica. Além da vertente de fé associada, e evidenciada no espaço, é emocionante e arrepiante a vista que oferece sobre Lisboa. Sobre o Tejo. Sobre o infinito…

A despedida foi na Casa da Cerca, um espaço de cultura que trabalha como Centro de Arte Contemporânea, e de lazer. E bem! Singular, e quase secreto, é uma pequena grande maravilha na zona ‘velha’ de Almada. Visita obrigatória. Conta com um jardim botânico que associa de forma criativa e feliz a botânica às artes. E claro está, andar por lá é também poder desfrutar de mais um deslumbrante miradouro. As melhores vistas sobre o estuário do rio Tejo e sobre a cidade de Lisboa … Final feliz!

Deixe um comentário