Seja qual for o destino do passeio, seja qual for o seu objetivo, a gastronomia é um dos aspetos mais relevantes e impactantes. Não há dúvida que se estivermos a comer e a beber bem, a perspetiva – de tudo, e para tudo – melhora. É o nosso maior ‘combustível’, e portanto grande parte da origem do nosso bem-estar.  Em time off pelo município de Melgaço fiz questão de visitar e conhecer aquilo que são as suas principais, e mais recentes, referências gastronómicas.

A visita

A visita iniciou na Quinta do Soalheiro, a primeira marca de Alvarinho no concelho. E iniciou muito bem. Fui, fomos (visita em grupo), espetacularmente recebidos por uma vista desafogada e privilegiada sobre o vale do rio Minho. Vinhas, montanhas a fechar e proteger o vale, e a vizinha Espanha do outro lado. Tudo, num gigante terraço que cobre a adega, não menos gigante, e serve de acesso à encantadora, delicada e preciosa sala de provas. Onde se almoçou e degustou um número elevado de diferentes dimensões do Alvarinho. Maravilhoso, e divertido programa! Próprio para a expressão ”eu mereço”. Depois foi conhecer a Quinta da Folga, onde se produz o melhor do fumeiro tradicional da região. Uma produção, de raça bísara, que obedece a receituários do passado e muito trabalho artesanal. Conhecemos a história, e andamos no terreno. Na quinta. Na terra.

A despedida foi na Prados de Melgaço. A única queijaria do concelho, e onde são produzidos queijos de cabra autênticos, originais e únicos. Entramos lá, fomos ao interior das instalações, ao capril! Que encantadora viagem. As cabras, são o centro de todas as atenções e cuidados dos proprietários. Há música, há massagens,… e há um conjunto de condições de excelência que lhes tem garantido os melhores produtos. Assim vale a pena. Claro está, que também houve provas. Deliciosas. Visite e desfrute …

Deixe um comentário